Em 1622 um matemático inglês desenvolveu a primeira régua de cálculo. Este foi o ponto de partida para se chegar à informática, só que foi um processo demorado, que foi conquistado com pequenas descobertas.
Em 1847 foi criado o sistema binário pelo matemático inglês George Boole. Três décadas depois um norte-americano criou um processo de dados eletromecânico. Meio século mais tarde, nos Estados Unidos, um engenheiro desenvolveu um computador usando válvulas de rádio.
Em 1946 é criado o Eniac, o primeiro computador eletrônico, que foi elaborado para servir os interesses bélicos dos EUA na II Guerra Mundial, já que ajudava na realização de cálculos para desenvolver a bomba atômica, como mostra na imagem logo abaixo;
Dez anos depois surge no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o primeiro computador que utiliza transitores.
Em 1963 é patenteado o “mouse” e no ano seguinte, um pesquisador norte-americano projetou e criou a primeira rede de computadores interligada por fios, como mostra na imagem;
Cinco anos depois a IBM desenvolveu o Ramac 305, utilizando discos de memória de 5 megabits.
Em 1975 foi desenvolvida a linguagem Basic, a primeira linguagem para microcomputadores. Ainda no mesmo ano, Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft. No ano seguinte, Steve Wozniak e Steve Jobs criam a Apple Computer Company.
Em 1981 a IBM lançou o PC 5150. A partir dai estava lançada a “guerra” entre as empresas e foi sempre uma disputa a ver quem fazia melhores descobertas a nível de informática, como mostra na imagem abaixo;
Em 1985 a Microsoft lançou o Windows e o Word 1.0.
Em 1989 Tim Berners-Lee criou a World Wide Web que originou a internet. Em 1991 é lançado o sistema operacional Linux.
Dois anos depois a Intel colocou no mercado o processador Pentium e no ano seguinte foi criado o navegador de internet Netscape Navigator. E as descobertas seguiram, levando mesmo o computador a ganhar propriedades que eram inimagináveis, o que se refletiu, quando em 1997, o campeão mundial de xadrez, Garri Kasparov, perdeu para um computador.
O certo é que as inovações tecnológicas não param de acontecer e o computador enraizou-se de tal forma, que são poucas as coisas que subsistem sem o seu uso. Tornou-se parte essencial na vida das sociedades. O crescimento populacional, a globalização e o desenvolvimento do capitalismo no século XX, incutiram novas necessidades no ser humano. A informática surge neste contexto, em que havia a necessidade do homem registar e manipular dados em grandes quantidades com precisão e rapidez.
Hoje com os avanços técnologicos é quase impossivel acompanhar este desenvolvimento, saber se este avanço tem fim é quase impossivel prever, só sabemos que a cada dia a cada hora é criado algo novo o importante é se manter informado e atualizado para tentar acompanhar estes avanços na técnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário